XXIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha (Actualizado)
Dias 11 e 12 de Novembro
Novembro traz consigo os primeiros frios rigorosos e o cheiro dos magustos.
Os castanheiros ancestrais da encosta de Marvão vestem-se de gala com milhares de tons dourados para receber a sua festa-maior: a Festa da Castanha.
As ruas sinuosas e os miradouros históricos enchem-se de milhares de visitantes vindos de todo o país e de além fronteiras para apreciar o mais genuíno artesanato lusitano e saborear o vinho e a castanha assada.
Madeiras, peles, cortiças, cerâmicas, joalharia, tapeçaria, brinquedos, bordados, licores e concurso de doçaria com castanha, numa montra de excepção.
Há também pontos de comes e bebes, o já tradicional pão com chouriço e o porco assado no espeto, muita animação com grupos de bombos e etnográficos, animação circense, bandas e teatro de rua.
Quase a comemorar o quarto de século de existência, não falte a uma das festas que Portugal consagrou.
Esperemos que corra tudo bem como o ano passado......
Pessoal visitem http://crisfal.blogspot.com e http://portalegredenoite.blogspot.com.
Está fixe............
o cartaz está mesmo por excelencia :) nao digo que em 23 anos não eram giros mas este sim :) está lindo (cada um a seu gosto). aiii que nunca mais veem o Fatidico fim de semana =) weee =)
Este comentário não tem muito a ver com a Feira da Castanha, mas enfim.
Há 2 coisas que me andam a atormentar na freguesia de S. Salvador. Uma é o facto do pedaço de estrada que está por arranjar desde o Verão, agora com a chuva é o Deus me livre. Será que ninguém pode puxar as orelhas ao empreiteiro ou ao dono da obra(IEP)?
A outra é a construção que se encontra junto à casa do Robi. Eu até gostava da antiga com os seus telhados e imensas portas. Agora estão a construir um bloco, aparentemente, sem graça e em cima de uma estrada já de si com um grande estragulamento. O que é bonito é para manter, foi o que sempre aprendi.
Vejam bem que não deito directamente culpas à CMM, no entanto tem uma certa dose de culpa independentemente da cor.
Esta, porque a meu ver já deveria ter feito lobbing junto do IEP, porque é inadmissível a uma semana da feira, ser aquele buraco o seu cartão de visita.
À outra por ter aprovado um projecto para uma zona turística onde deve haver um cuidado com o que se mostra aos visitantes.
Sei que me vão criticar de ambos os lados, por isso peço desculpa e assino anonimamente.
Vai ser mais um belo fim de semana em Marvão!
Castanhas, vinho e uma vista sem igual!!
(beba com moderação)
É S. Martinho, venham lá as castanhas e o vinho. Viva a comida e a bebida e viva Marvão. Há cinco anos que não vou à festa. Mas fui a muitas e até me lembro da 1ª, que me parece impossível ter sido há 23 anos. Eu tinha 10, portanto, e guardo a memória de uma multidão, de uma actuação do rancho Infantil de Santo António das Areias e um stand de castelos de conchas. O que interessa é celebrar a vida e é bom que a animação, regrada, perdure. Depois da nova festa mourisca, de que ouvi comentários interessantes, agora a festa pagã apadrinhada por santo católico.
Numa outra perspectiva, também é bom que a vocação do evento, como feira de actividades e artesanato se afirme. A visita a Marvão de muita gente aproveita ao Concelho, comercial e institucionalmente. A imagem que se passar é importante porque revela ou não as diferenças das nossas feiras e festas. Pelo cartaz há boas perspectivas. É bonito, simples, dispensou os lugares comuns e mostra uma arte invulgar. Vemos um motivo de um quadro que utiliza as fibras da castanha como matéria-prima. Se tivessemos de atribuir um valor a uma obra desta delicadeza, ao pensarmos as horas que demora a executar e a técnica que se tem de dominar, diriamos que se poderia fazer desta arte um bom negócio?
Pessoal vão a este blog.divulguem-no.
http://saareias24h.blogspot.com/