<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Comissão de Festas da Portagem - Breve Historial III

Foi então que só em 2001, resolvemos retomar o nosso projecto, agora mais ambicioso que em 1993.
Passados que foram seis anos, a equipa de trabalho já não foi a mesma, por diversos motivos pessoais e profissionais. Formou-se assim uma nova Comissão.

Agora, o projecto era tentar fazer uma renovação mais profunda, nomeadamente na antiga capela de S. Silvestre (a actual sacristia). Há algum tempo que vínhamos sendo abordados por alguns habitantes mais idosos da portagem, no sentido de ver se conseguíamos trazer a imagem de S. Silvestre para a sua Capelinha, seu local de origem, uma vez que se encontrava há largos anos num anexo da Igreja de S. Salvador de Aramenha. Dando corpo a este anseio, após exaustivas diligências e com o apoio do Sr. Padre Martinho, pároco da altura, a imagem regressou enfim às suas origens. A Capela de S. Silvestre foi então sujeita a um profundo restauro. Foi um ano de muito trabalho, esforço e cansaço a todos os níveis.

Andámos ainda de fábrica em fábrica a solicitar objectos para a quermesse e fez-se a campanha dos sacos de pano com a estampagem da Ponte Romana (Ponte Quinhentista).
Restaurou-se o altar de S. Silvestre, foram picadas e rebocadas as paredes interiores e exteriores e no tecto foram colocados os adornos, florões em gesso, mandando executar réplicas como eram antigamente.
O sistema eléctrico foi totalmente renovado e a segurança da pequena capela (sacristia) reforçada.

Foram ainda restaurados e pintados os bancos da Capela de Nossa Senhora da Rocha e compraram-se o Missal Ferial e alguns Paramentos.
Mandámos fazer pagelas com a imagem da Padroeira e umas brochuras com textos sobre a Portagem e com inserção de publicidade de empresas que nos apoiaram.
Nesse ano o saldo da Festa Religiosa teria sido negativo, não fora a Comissão estar unida e trabalharmos todos para o mesmo fim.

CONTINUA...

 

a este artigo

Comentar