<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Festa em Honra de Nossa Srª da Rocha - Portagem

Festa em honra de: Nossa Senhora da Rocha
Data de realização dos festejos: Agosto

É tradição dos habitantes da aldeia da Portagem realizarem as festas em honra de Nossa Senhora da Rocha. No entanto, existem referências bibliográficas, nomeadamente na Memória Paroquial de S. Salvador do Mundo de Aramenha, do Pároco João Rodrigues Carrilho, que refere: "... a Ermida de Sam Silvestre, que tem hum só altar com a Imagem do dito Sancto com hum nicho no meyo de hum retabolo de madeira, nam tem esta Ermida rendimento algum, nem se dis missa nella em dias determinados..." Daqui se poderá concluir que, nesta data (1758), o Padroeiro da Portagem era S. Silvestre.

Também Possidónio Laranjo Coelho no seu livro "Terras de Odiana" refere que: "A ermida de S. Silvestre, que ainda no século XVIII se erguia na encosta da serra de S. Mamede, está hoje totalmente destruída. No pitoresco sítio da Portagem existe também uma pequena capela, reedificada há poucos anos, da invocação de Nossa Senhora da Rocha." Esta reedificação seria feita poucos anos antes de 1924 (ano em que Laranjo Coelho publicou "Terras de Odiana"). No entanto, a Capela de Nossa Senhora da Rocha deverá ser da época da construção da ponte da Portagem (supostamente, finais do século XVI). Por altura da reedificação da Capela de Nossa Senhora da Rocha, a imagem de S. Silvestre foi levada para a Igreja de S. Salvador da Aramenha, onde actualmente se encontra. No entanto, a população da Portagem faz questão de que esta imagem regresse para a sua aldeia. Também nesta mesma altura, Maria José Araújo (proprietária de um grande número de terrenos e casas na região) ofereceu a imagem de Nossa Senhora da Rocha que se encontrava no chamado "Quarto do Oratório", na sua casa de Verão na Portagem. Maria José Araújo tinha por hábito realizar missas e bailes à porta de sua casa. No dia em que ofereceu a dita imagem, foi celebrada missa igualmente à porta de sua casa, seguindo-se de procissão, evocando a imagem de Nossa Senhora da Rocha, até á Capela. Esta foi a primeira procissão que se realizou e a partir de então começaram a fazer-se as festas no largo em frente á Capela, tal como as missas campais. O velho manto de Nossa Senhora da Rocha ficou, no entanto, em poder de Maria José Araújo que o utilizava para envolver os seus filhos quando nasciam ou quando sofriam de doenças. Ainda hoje este manto se encontra na sua casa, na Portagem. Passado algum tempo, certos homens desta aldeia decidiram juntar-se e, com a ajuda das receitas das festas, mandaram construir a Igreja, transferindo a imagem de Nossa Senhora da Rocha para o novo altar e sendo a antiga Capela actualmente a Sacristia desta mesma Igreja. A festa continuou a realizar-se normalmente em Setembro, apesar de nestes últimos anos se realizar em Agosto.

Brevemente: historial da Comissão de Festas da Portagem

 

a este artigo

Comentar