<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Lançamento do nº 14 da Ibn Maruán (Revista Cultural do Concelho de Marvão)


No dia 16 de Dezembro, às 16 horas, no edifício da Câmara Velha de Marvão será lançado o nº 14 da Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão. Neste número especial da Ibn Maruán publica-se a Nova Carta Arqueológica do Concelho de Marvão, da autoria de Jorge de Oliveira, Sérgio Pereira e João Parreira. Passados sessenta anos sobre as prospecções arqueológicas efectuadas por Afonso do Paço, a pedido do então Presidente da Câmara, Sr. Manuel Vivas, entendeu esta edilidade actualizar a Carta Arqueológica do Concelho de Marvão. Para esse fim encomendou este município à Área de Arqueologia da Universidade de Évora o levantamento sistemático dos valores arqueológicos existentes neste concelho do qual resultou o estudo que agora se divulga. A investigação que agora se publica reveste-se da maior importância para uma câmara que desde sempre se pautou pelo conhecimento, preservação e valorização do legado patrimonial concelhio. Trata-se, acima de tudo, de um fundamental instrumento para o planeamento e gestão municipais. As gentes deste concelho encontrarão na Nova Carta Arqueológica do Concelho de Marvão informação detalhada sobre o passado da sua terra e sobre os valores patrimoniais que os seus antepassados nos legaram. Para os especialistas, o levantamento que agora se publica, servirá, seguramente, como ponto de partida para novas investigações que conduzirão a um mais aprofundado conhecimento do passado desta região.

Com a Nova Carta Arqueológica mantêm a Câmara Municipal de Marvão a linha editorial Ibn Maruán, iniciada em 1991, que se tem consubstanciado numa revista que já se impôs pela sua qualidade e periodicidade dentro e fora das fronteiras marvanenses constituindo-se hoje como uma fonte de conhecimento e de consulta obrigatória para todos os que sobre esta região queiram saber mais.



 

a este artigo

Comentar