<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Património Mundial: Candidatura de Marvão vai ser retirada


A candidatura de Marvão a Património da Humanidade, pela UNESCO, vai ser retirada para evitar a sua anulação, anunciou hoje o coordenador da comissão técnico-científica da candidatura, Domingos Bucho.

Em declarações aos jornalistas, Domingos Bucho adiantou que a comissão da candidatura de Marvão está a equacionar a possibilidade de avançar com um processo conjunto com outros sítios de igual valor patrimonial em Portugal ou Espanha.

«Estão em estudo várias hipóteses e poderemos avançar, quando ainda não sabemos, se o Governo português e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) mostrarem que vale a pena continuar a trabalhar», afirmou.

A decisão de retirar a candidatura de Marvão está relacionada com o facto de o ICOMOS (Conselho Mundial de Monumentos e Sítios), um órgão consultivo da UNESCO que propõe os bens para a classificação de Património Cultural da Humanidade, ter dado parecer negativo à candidatura de Marvão.

No entanto, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, garantiu hoje o apoio do Governo na reformulação da candidatura de Marvão a Património da Humanidade, pela UNESCO, nomeadamente no reforço da singularidade, no contexto europeu, daquela vila fortificada.


Diário Digital / Lusa

 

a este artigo

 
Anonymous Anónimo diz:

Ministra da Cultura
Governo vai apoiar reformulação da candidatura de Marvão a Património Mundial
13.06.2006 - 13h42 Lusa



A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, garantiu hoje o apoio do Governo na reformulação da candidatura de Marvão à classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, nomeadamente no reforço da singularidade, no contexto europeu, daquela vila fortificada.

“Temos condições de manobra para reformular a candidatura de Marvão a Património da Humanidade e o ministério da Cultura está disposto a estar ao lado da comissão [de candidatura] e da Câmara Municipal de Marvão neste processo”, assegurou.

O anúncio oficial da retirada da candidatura de Marvão a Património da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) foi feito hoje, naquela vila do Norte Alentejano, no final de uma reunião com a ministra da Cultura.

Marvão decidiu retirar a candidatura para evitar a sua anulação, depois de o ICOMOS (Conselho Mundial de Monumentos e Sítios), um órgão consultivo da UNESCO que propõe os bens para a classificação de Património Cultural da Humanidade, ter dado parecer negativo.

“Estão em estudo várias hipóteses e poderemos avançar, quando ainda não sabemos, se o Governo português e a UNESCO mostrarem que vale a pena continuar a trabalhar”, afirmou.

Em declarações aos jornalistas, no final de reunião, a ministra da Cultura defendeu que, agora, “o que importa é apoiar cientificamente essa reformulação, nomeadamente no que diz respeito à singularidade desta fortificação no quadro europeu, não apenas peninsular”.

“A comissão mostrou vontade em repensar a candidatura, pois Marvão apresenta-se como um caso de particular singularidade no que diz respeito ao tipo de fortificações na península Ibérica. Parece-nos que existem condições para reformular a candidatura”, frisou. O “caminho a seguir” neste processo, segundo Isabel Pires de Lima, passa, “não pela pressão”, mas antes “pelo estudo e nova apresentação da candidatura de Marvão”.

 
 
Anonymous Anónimo diz:

Não se esperava outra coisa.... Este actual executivo não têm capacidade para nada...para nada ... NÃO... tem capacidade para afundar o barco! Oh ... Srs Autarcas, deixem se de conversas e comecem a trabalhar ... não se desculpem com isto e com aquilo. Andaram a dormir à sombra da bananeira e já perdemos a candidatura... miséria!!!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

é pena de facto que isto tenha acontecido, mas a verdade é que Marvão já ficou a ganhar só pelo facto de se ter candidatado. Parece que ainda pode haver reformulação, vamos ver...

 
 
Anonymous Anónimo diz:

ò Anónimo e o anterior executivo?????

são melhores só pq te colocaram à frente dum tacho????
tas lixado pq tens lá casas à espera desta apriovação para serem vendidas a preço de ouro??
ou tens andado à rasca para alugar as que já tens, mesmo sem facturas????

trabalharam 10 (DEZ) longos anos para que tal enorme acontecimento surgisse e.... NADA!!!!

Deixem-se de tretas e trabalhem para o povo!!!!

Façam turismo popular e não turismo de elites!!!

Promovam escursões que as escursões nos visitem!!!

O resto virá por acréscimo!!! o Valor será reconhecido!!!

Mas têm de ser muitos, não apenas por meia dúzia!!!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

tantos mal entendidos....

foi retirada para que Marvão se possa candidatar novamente...

relamente vozes de burro nao chegam ao ceu...

porque e que ninguem percebe que por vezes tem que se dar a volta a coisa????????

estejam calados!!!!!!!!!!!!!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

Mas dar a volta a quê?

Desde 1998 que tudo estava a ser preparado e só agora é que se chega à conclusão que Marvão não reune condições? Não venham com histórias!

Se não foi desta garanto-vos que jamais será.

Aliás isto não ia trazer nada de mais ao concelho. O que é que os outros locais que são considerados Património Mundial já ganharam além desse título?

Marvão vai continuar a merecer a visita dos turistas como sempre e vai continuar a ser valorizado por gentes de todo o mundo que por cá passam sem ser necessário ter um titulo.

 
 
Anonymous Anónimo diz:

marvanense...

espero bem que engulas essas palavras... nem de marvão deves ser!!!!!!!!!!!!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

Vivam as excursões!
Viva o Turismo de massas que tantos picnics trouxe ao nosso concelho!
Abaixo o Turismo de qualidade porque eu não o entendo nem tenho dinheiro para ele!
Viva a reforma agrária!
Vivam os EUA!
Viva que muito fala e nada diz!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

não percebo porque é que o marvanense se tem de calar... acho que ele tem toda a razão... as pessoas vão continuar a dar valor a marvão quer este vila seja património mundial ou não.

 
 
Anonymous Anónimo diz:

Não vou engolir as palavras e repito o que escrevi em cima as vezes que forem necessárias.

SOU DE MARVÃO E TENHO MUITO ORGULHO NISSO.

O problema de muita gente é que perde tempo com titulos e acaba por esquecer os verdadeiros valores.

Marvão tem um grande valor patrimonial, é um dos grandes simbolos históricos. Os turistas e a população em geral sabem disso e vão continuar a valorizá-lo.

Parece que se abateu uma catástrofe sobre o concelho só porque a candidatura foi retirada.

Acho que já está na hora é de as atenções começarem a estar viradas para os verdadeiros problemas do concelho.

 
 
Anonymous Anónimo diz:

acho que o verdadeiro problema es tu!!!!!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

és tanto contra os picnics...

deves ter alguma varanda virada para o alentejo...

mas eu gostava de ver por aí um parque de campismo em condições

gostava de ver umas piscinas em condições

a não ser a do rio as outras são tanquinhos e poços de doenças para o turismo que se quer na região
mas eu adorovos a ver nadar no mijo dos espanhois e qd bebem uns pirulitos ai como eu me deixo rir

A respeito da candidatura equipa que ganha não se mexe... equipa que fica para trás alguma coisa tem de mudar
Acabem com o tacho do Domingos Bucho... já lá meteu a filha tb já não se deve ralar muito

Marvão é um poço de tachos e um ninho de favores e gandulos sedentos de dinheiro

Olhem para os filhos da terra
fixem aqui as pessoas
abaixo o trabalho miseravel, mal pago, isso só interessa a reformados e aos patrões que fogem ao fisco

 
 
Anonymous Anónimo diz:

Só venho aqui ao Blog às vezes mas quere-me parecer que há aqui alguém bastante zangado...com tudo e com todos...

Deixa lá de te armares em Bloquista recauchutado a atirar contra tudo e todos.
Quem muito fala pouco acerta!!!

Só te dou razão na cena do tacho da filha do Bucho!

 
 
Anonymous Anónimo diz:

tambem concordo com a cena do tacho da "Bucha"....

 

Comentar