<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Exposição Do Palácio de Belém em Portalegre

4 de Novembro a 31 de Dezembro
Terça a Domingo
10h00-18h00
Convento de São Bernardo – Portalegre
Tel: 245307445
E-mail:
turismo@cm-portalegre.pt
Website: www.museu.presidencia.pt

É inaugurada no próximo dia 4 de Novembro, na Igreja do Convento de S. Bernardo, em Portalegre, a exposição “Do Palácio de Belém”, organizada pelo Museu da Presidência da República, em associação com a Câmara Municipal daquela cidade. Esta iniciativa terá lugar após a cerimónia local de entrega do Prémio Europa Nostra, a que presidirá S. A. R. a Infanta D. Pilar de Borbón, Presidente da Federação Europa Nostra, estando presente a Dra. Maria Cavaco Silva, e que irá decorrer no auditório da Câmara Municipal de Portalegre, às 18h00. A exposição, que reúne mais de duas centenas de objectos de grande valor histórico e patrimonial, procura dar a conhecer a residência oficial do Presidente da República.

De estância de recreação e veraneio durante o período da monarquia, o Palácio de Belém, após aquisição por parte da Coroa, durante o reinado de D. João V, foi gozando de um progressivo enriquecimento arquitectónico e paisagístico e, em 1911, tornou-se o centro de convergência de decisões políticas, ao converter-se em residência oficial do Presidente da República.

A descoberta desta História, que se inicia no século XVI e se desenvolve até à actualidade, é feita através da recriação de alguns espaços do Palácio (gabinete oficial, salas de aparato e capela), onde vão estar expostas obras raras das colecções de ourivesaria, pintura, escultura e mobiliário. Destacamos as peças da magnífica Baixela Germain, encomendada por D. José depois do terramoto de 1755, e que é um dos principais conjuntos da ourivesaria portuguesa, utilizada pela primeira vez no reinado de D. Maria I. Mais recentemente, a baixela da autoria de Julião Sarmento, oferecida durante a presidência do Dr. Jorge Sampaio.

Entre outras peças em exposição, destacam-se, também: uma raríssima colcha chinesa do século XVIII, bordada em fio de ouro; pinturas de João Vaz e Columbano Bordalo Pinheiro; porcelana oriental dos séculos XVII a XIX; obras de arte sacra; e os estudos a carvão e aguarela de Paula Rego. produzidos aquando da intervenção da artista na capela do Palácio de Belém, para a qual graciosamente pintou oito quadros que representam o Ciclo da Vida da Virgem Maria. Além da exposição, está previsto um intenso programa de extensão cultural, que inclui visitas orientadas e oficinas pedagógicas para os visitantes mais jovens, actuações de grupos de música popular, provas de doçaria regional e recitais de poesia de José Régio. Com esta exposição, procedeu-se à recuperação da igreja do Convento de S. Bernardo, para onde, também temporariamente, foram deslocadas peças de arte sacra do Museu Municipal de Portalegre, estabelecendo-se a relação entre o espaço monacal e o seu património inicial.

 

a este artigo

Comentar