1 de Dezembro - Ann Scott e Katell Keineg - CAEPortalegre


Dia 1 de Dezembro – Ann Scott e Katell Keineg
«Quina das Beatas» - Fly IRLANDA
Café-Concerto
Inicio 23.00h
Preço único 5 euros
ANN SCOTT
Ann Scott, cantora de origem irlandesa, faz segundo os críticos lembrar uma Tori Amos de guitarra ao peito com sotaque do país dos trevos. O seu segundo álbum, “We're Smiling”, foi considerado pela crítica um dos momentos menos vistos mas mais conseguidos musicalmente, um tesouro a ser apreciado e preservado.
Ann Scott já conseguiu a proeza de ser nomeada para o prémio irlandês de música, os "Irish Meteor Awards" em 2005 e 2007, fazendo jus à sua reputação de uma artista intensa, com chama de compositora. O seu álbum de estreia, “Poor Horse”, foi considerado um dos melhores 100 álbuns de sempre da música irlandesa.
Cantora habituada a experimentar melodias pouco usuais, assim como ideias e letras, a “armadura” musical de Scott consiste em guitarras originais, sintetizadores arrojados, e uma série de instrumentos peculiares, assim como a forma de os tocar.
Cantora prolífica e intérprete sempre ocupada, Ann Scott tem compartilhado o palco com variados artistas, em constantes digressões pela Inglaterra e Irlanda, tais como os Blondie e o grupo clássico da folk britânica, os Fairport Convention.
Como vocalista convidada, Scott mantém-se em permanente actividade, tendo recentemente cantado em discos de Kila, David Kitt e Mark Geary, com o qual cantou nas bandas sonoras dos filmes “Loggerheads” e “Steel City”.
O cartão de apresentação de Ann Scott é definitivamente o seu trabalho em nome próprio e na sua instantaneamente identificável voz. Com o seu segundo álbum, o consistente “We're Smiling”, a sua própria editora independente, e a crescente aclamação de fãs e crítica, Ann Scott continua a desafiar-se e a redefinir-se como uma das vozes irlandesas contemporâneas mais criativas.
Site oficial: www.annscott.net
My Space: www.myspace.com/annscottmusic
KATELL KEINEG
Katell Keineg, cantora de origem galesa, lançou o seu primeiro single em 1983, depois de anos a viver em Nova Iorque e a tocar em pequenas salas, como o conhecido “Café Sin-é”, no Lower East Side. Depois de participar no excelente álbum de Iggy Pop, "American Caesar", Keineg lançou dois álbuns na editora Elektra ,"O Seasons, O Castles" em 1994 e "Jet" em 1997.
Os dois lançamentos seguintes foram editados pela independente “Field Recording”, "What's The Only Thing Worse Than The End Of Time?", média duração de 2002 e o seu intenso terceiro álbum, "High July" em 2004.
Katell Keineg tem feito diversas digressões pela Europa e América do Norte, aparecendo em festivais conceituados como os de Glastonbury, Roskilde e o Womad. Tem também colaborado com variados artistas, tanto em álbuns como em concertos, destacando-se Jeff Buckley, Calexico e Natalie Merchant (ex-vocalista dos 10.000 Maniacs).
As suas canções tem feito parte das bandas sonoras de muitos filmes, mais recentemente em "Virgin", que integra uma nova versão de "On Yer Way".
Em 2006, o prestigiado jornal americano “The New York Times”, publicou no seu suplemento um artigo de 6 páginas sobre Katell, destaque que lhe proporcionou uma série de concertos esgotados em solo Americano.
CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544
MySpace: www.myspace.com/caeportalegre