<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Marvão assina acordo histórico de geminação no Brasil


No passado dia 25 de Julho, uma comitiva do Município de Marvão composta pela Dr.ª Catarina Machado (técnica superior de história que tem acompanhado todo o processo de geminação); pela Dr.ª Madalena Tavares (vereadora em exercício à data dos primeiros contactos); pelo Dr. Carlos Sequeira (actual Presidente da Assernbteia Municipal) e pelo Dr. Pedro Sobreiro (Vice-Presidente) assinou em Castelo do Piauí, no Brasil, um acordo histórico de geminação com aquele local que também em tempos se chamou Marvão.

No palco do Cachaçafest, o maior evento da região e perante os muitos milhares que assistiam à cerimónia, os responsáveis pelos dois municípios selaram o acordo que oficializa a irmandade entre os dois concelhos.

Para além das óbvias semelhanças de toponímia, há todo um rol de coincidências que ditam esta união ao nível das festividades, da gastronomia, dos usos e costumes, bem como da própria história que aproxima estas duas localidades e as passa agora oficialmente a unir após a celebração deste acto solene.

Pedro Sobreiro referiu então que "para municípios como os de Marvão e de Castelo do Piauí que têm grandes aspirações turísticas e apostam sempre e cada vez mais neste sector estratégico das nossas economias, esta geminação constitui a criação de uma ponte, de uma plataforma de união que nos irá desenvolver a ambos no âmbito cultural, empresarial e turístico. É pois com enorme ilusão e com uma esperança redobrada que aqui assinamos o casamento entre os nossos municípios irmãos, abrindo uma nova página de cooperação na nossa história que nos trará um futuro certamente mais promissor".

Com uma enorme cobertura da parte da comunicação local e nacional, a cerimónia protocolar foi acompanhada por diversas televisões, rádios e os jornais que atribuíram à comitiva um mediatismo sem par e um reconhecimento público generalizado.

"Após a concretização desta geminação é agora momento para com recurso às novas tecnologias que nos aproximam, encetarmos um trabalho conjunto, com os técnicos dos dois municípios em consonância, para conseguirmos obter os melhores resultados e avanços possíveis", referiu ainda o autarca marvanense.

Em Novembro, será a vez da comitiva castetense visitar Marvão e conhecer a Feira da Castanha, concluindo a fase protocolar e selando o processo em terras lusas.

 

a este artigo

 
Anonymous Anónimo diz:

Parabéns ao município de Marvão pela germinação com o Castelo do Piauí, antigo Marvão do Brasil, o que certamente vai contribuir no futuro para o estreitar de laços culturais entre ambas as comunidades.
Pelo que sei do distrito do Portalegre existem também no Brasil as cidades do Crato e Arronches, ambas no Ceará.

 

Comentar