<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d5720869566317118064', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

Festival do Crato - Feira de Artesanato e Gastronomia 2008


Festival do Crato – 24.ª Feira de Artesanato e Gastronomia
De 26 a 30 de Agosto

A um ano de comemorar as bodas de prata, a edição 2008 do Festival do Crato – 24.ª Feira de Artesanato e Gastronomia – traz como cabeças de cartaz três fabulosas bandas: James, Vaya Con Dios e Roger Hodgson – a voz de Supertramp.

De 26 a 30 de Agosto desfilam pelo palco do Crato muitos nomes do panorama nacional como Jorge Palma, Tim, Adelaide Ferreira, Fernando Girão, Camané, João Gil, Sara Tavares, Shout (Godspell), Azeitonas, Quarteto em Mim, Rui Veloso, António Zambujo, Pedro Khima, Fado em Sibemol, Just Girls, 4 Taste, Avô Cantigas, Croquete, “FM 69.0 mf” e a imprescindível Filarmónica do Crato. De Espanha ainda a voz de Soraya Arnelas.

Aliados a um dos mais procurados festivais do país, o mais antigo do Distrito de Portalegre, os “saberes” – melhor artesanato local, nacional e internacional, uma mostra com mais de 150 expositores, destacando o nosso artesanato local – Barros Flor da Rosa – e os “sabores” – com restauração plural de qualidade onde o Restaurante Oficial, oferecendo a gastronomia tradicional e a CarnAlentejana se associa a restaurantes e tasquinhas estrategicamente colocados.



 
 

Curso de Português Língua Não Materna

Clique na imagem para ampliar

A Escola Básica Inegrada Dr. Manuel Magro Machado pretende iniciar um curso de Educação Extra-Escolar de Português Lingua Não Materna.

Para mais informações contacte:

Tel.: 245 920 020
Fax: 243 992 333
sec.ebimmm@gmail.com

 
 

PortagemBlog - 3 Anos


 
 

Município de Marvão lança linha oficial de T-Shirts com motivos históricos

Já estão disponíveis para venda no Posto de Turismo local, as t-shirts da nova linha de merchandising oficial do Município de Marvão. Os desenhos originais, resultantes de uma estreita colaboração com o artista gráfico Joaquim Ferreira da empresa "T-Shirt dos Miúdos", evocam figuras da história e monumentos desta vila medieval que a partir de agora poderão andar no peito de cada um.

Depois de meses de estudo e produção, a linha de t-shirts apresenta-se nesta fase inicial com 5 modelos diferentes: "Ibn- Maruan" (fundador de Marvão), a "Moura Encantada'" (figura da lenda local), "D. Afonso Henriques" (conquistador de Marvão aos mouros), "Cidade Romana de Ammaia" e a "Rua Florida'", com um preço de venda ao público de 12 euros para os adultos e de 10 euros para as crianças.

A autarquia dá assim um passo em frente ao nível do material promocional e dos souvenirs tocais, indo muito ao encontro das solicitações dos visitantes. Caso as expectativas de vendas se concretizem, novos modelos poderão surgir e enriquecer esta oferta.

 
 

Marvão assina acordo histórico de geminação no Brasil


No passado dia 25 de Julho, uma comitiva do Município de Marvão composta pela Dr.ª Catarina Machado (técnica superior de história que tem acompanhado todo o processo de geminação); pela Dr.ª Madalena Tavares (vereadora em exercício à data dos primeiros contactos); pelo Dr. Carlos Sequeira (actual Presidente da Assernbteia Municipal) e pelo Dr. Pedro Sobreiro (Vice-Presidente) assinou em Castelo do Piauí, no Brasil, um acordo histórico de geminação com aquele local que também em tempos se chamou Marvão.

No palco do Cachaçafest, o maior evento da região e perante os muitos milhares que assistiam à cerimónia, os responsáveis pelos dois municípios selaram o acordo que oficializa a irmandade entre os dois concelhos.

Para além das óbvias semelhanças de toponímia, há todo um rol de coincidências que ditam esta união ao nível das festividades, da gastronomia, dos usos e costumes, bem como da própria história que aproxima estas duas localidades e as passa agora oficialmente a unir após a celebração deste acto solene.

Pedro Sobreiro referiu então que "para municípios como os de Marvão e de Castelo do Piauí que têm grandes aspirações turísticas e apostam sempre e cada vez mais neste sector estratégico das nossas economias, esta geminação constitui a criação de uma ponte, de uma plataforma de união que nos irá desenvolver a ambos no âmbito cultural, empresarial e turístico. É pois com enorme ilusão e com uma esperança redobrada que aqui assinamos o casamento entre os nossos municípios irmãos, abrindo uma nova página de cooperação na nossa história que nos trará um futuro certamente mais promissor".

Com uma enorme cobertura da parte da comunicação local e nacional, a cerimónia protocolar foi acompanhada por diversas televisões, rádios e os jornais que atribuíram à comitiva um mediatismo sem par e um reconhecimento público generalizado.

"Após a concretização desta geminação é agora momento para com recurso às novas tecnologias que nos aproximam, encetarmos um trabalho conjunto, com os técnicos dos dois municípios em consonância, para conseguirmos obter os melhores resultados e avanços possíveis", referiu ainda o autarca marvanense.

Em Novembro, será a vez da comitiva castetense visitar Marvão e conhecer a Feira da Castanha, concluindo a fase protocolar e selando o processo em terras lusas.

 
 

Verão com Cortiça Robinson


Este Verão, durante as suas férias, faça um percurso pela bela cidade de Portalegre e procure levar para casa apenas peças de genuina qualidade e fabricadas em Portugal. Visite-nos na Loja da Cortiça Robinson e aí encontrará inspiração para todas as suas compras.

Fábrica Robinson
Largo do Jardim Operário, nº 5
7300-096 Portalegre
Telem. 963393906 e Telef./Fax (0351) 245 399 327

 
 

AMI - Reciclagem de Óleos Alimentares Usados

Pela primeira vez, está a existir em Portugal, uma resposta de âmbitonacional para o destino dos óleos alimentares usados. No dia 15 de Julho, a AMI lançou ao público um projecto que conta com a participação de milharesde restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, Juntas de Freguesia e CâmarasMunicipais. Na região do NAMT (Norte Alentejo e Médio Tejo) esta campanhaconta com a participação dos concelhos de Abrantes, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Portalegre e Sousel.

A AMI, em conjunto com estas entidades, dá assim a sua contribuição parafavorecer a independência energética do país através da transformação deóleos alimentares usados em biodiesel!

Além disso, as receitas angariadas pela AMI com a valorização dos óleosalimentares usados serão aplicadas no financiamento das Equipas de Rua quefazem acompanhamento social e psicológico aos sem-abrigo, visando a melhoriada sua qualidade de vida.

Para participar neste projecto basta juntar o óleo alimentar que usa na suacozinha numa garrafa de plástico e entregá-la, quando estiver cheia, num dosrestaurantes aderentes!