<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d5720869566317118064', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

04 de Abril - Wraygunn - Shangri La - CAEPortalegre




04 de Abril – Wraygunn - Shangri La
Grande Auditório - Rock / Blues / Soul
Inicio 22.00h
Preço único 8 euros
M/4 anos



Shangri-La, o novo paraíso dos Wraygunn (disco do ano pela revista Blitz e DN e pelo diário "Libération", em França) doseia com mestria soul, gospel, funk, rock e blues, apresentando um estupendo conjunto de 13 canções. Não admira que já tenham sido retirados 3 singles do disco: o contagiante Go-go Dancer, o dançávelEverything’s Gonna Be Ok e o novo e poderoso Ain´t it nice?.

Mas se o reconhecimento através dos discos só agora foi unânime, há muito que a banda se notabilizou pelas suas poderosas actuações ao vivo não só em solo nacional mas também em palcos europeus. Um concerto dos Wraygunn é como assistir a Lost Highway/Estrada Perdida, de David Lynch, é um murro no estômago, é não conseguir reagir a tamanho turbilhão de adrenalina e energia.

A banda de Coimbra prepara-se agora para espalhar essa força numa digressão nacional de promoção aShangri-La.

www.wraygunn.com/
www.myspace.com/wraygunn

CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544
mail:
geral.caep@cm-portalegre.pt
web: www.cm-portalegre.pt/caep
blog: www.caeportalegre.blogspot.com
MySpace: www.myspace.com/caeportalegre

 
 

Clique na imagem para ampliar

Arquipaisagem


 
 

Boa Páscoa

Clique na imagem para ampliar


 
 

Marvão em 3 dimensões no Google Earth

O Presidente do Município de Marvão, Eng.º Victor Frutuoso, congratula-se com a mais recente iniciativa do Município no âmbito da divulgação da região. Trata-se da presença de Marvão, em 3 Dimensões, no Google Earth. Tal foi possível graças à parceria que a empresa portuguesa 3D Cities estabeleceu recentemente, em Novembro de 2007, com a Google.

A Vila de Marvão torna-se, assim, na primeira região portuguesa a estar disponível em 3 Dimensões no Google Earth - que contabiliza 250 milhões de visitantes por mês. Isto, após ter sido também uma das primeiras regiões portuguesas a estar em 3 Dimensões na internet, no espaço nacional.

É um orgulho para todos, dirigentes, instituições e empresas da região, a forma inovadora como Marvão se tem vindo a posicionar e a afirmar, tirando partido das tecnologias mais avançadas, conquistando cada vez maior espaço de divulgação e maior presença não só a nível nacional mas também, agora com esta medida, a nível global.

O Presidente do Município sublinha os benefícios da presença de Marvão em 3 Dimensões no Google Earth, destacando que esta é uma ferramenta colocada ao serviço da região que contribuirá para incrementar o conhecimento sobre ela e, consequentemente, para animar especialmente o comércio e o turismo de Marvão.

Para visualizar esta aplicação, basta aceder ao Google Earth, activar a layer construções em 3D (ou 3D Buildings, caso o idioma seja Inglês) e escrever na janela de pesquisa “Marvão Portugal”.

Nesta linha, o Município irá ainda desenvolver um portal de informação em 3 Dimensões para integrar toda a informação do Concelho e, desta forma, garantir que quem visite Marvão através da Internet reconheça os aspectos positivos que levarão a uma visita real à região.

 
 

29 de Março - PANDELIS KARAYORGIS Ciclo de Piano Solo - CAEPortalegre



29 de Março – PANDELIS KARAYORGIS Ciclo de Piano Solo
Pequeno Auditório - Jazz
Inicio 21.30h
Preço único 7,5 euros

Sentimental, adocicado, meloso — estes são alguns dos adjectivos que não ouvirá em relação ao jazz avant-garde/post-bop do pianista Pandelis Karayorgis (primeiro nome a actuar num ciclo de Piano, dedicado a grandes compositores na área do jazz, que irá decorrer durante 2008 no CAEP), cujo estilo tem sido descrito como angular, cerebral e abstracto. As suas principais influências são os “enormes” Thelonious Monk e Cecil Taylor, mas Marilyn Crispell, Myra Melford e o discreto Herbie Nichols também são nomes de comparação válidos.

Nascido e criado na Grécia, Karayorgis mudou-se para Boston nos anos 80, onde estudou no prestigiado “New England Conservatory” (onde teve como professores o pianista Paul Bley e o baixista Dave Holland, que tocou e gravou com Miles Davis nos seminais “In a Silent Way” e “Bitches Brew”, conceituados “mesteres” na arte da improvisação”).

Pandelis Karayorgis tem actuado em festivais internacionais e auditórios na Europa e nos Estados Unidos.

Gravou para um grande número de editoras, entre as quais a portuguesa Clean Feed, destacando-se os álbuns “Heart And Sack”, “Foreground Music” e “Disambiguation”, a propósito do qual o critíco Kevin Whitehead mencionou que “Isto é o que o jazz deve ser no início do seu segundo século: artistíco e complexo, sem fazer um grande alarido sobres estas qualidades”.

www.karayorgis.com
www.myspace.com/pandeliskarayorgis


CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

Google-Zero o motor de busca ecológico Português, vai plantar 1 árvore por cada 1000 visitas ao site


O Google-Zero (em Portugal www.Eco-Find.com ) iniciou uma campanha de plantação de árvores de forma a incentivar a responsabilidade ambiental em Portugal. De acordo com os responsáveis pelo Eco-Find, as árvores irão ser plantadas num parque nacional a divulgar futuramente e serão plantadas na razão de 1 árvore por cada 1000 visitas efectuadas ao site www.eco-find.com . O site www.eco-find.com é uma versão do conhecido motor de busca Google configurado de forma a retornar os resultados mais relevantes para utilizadores portugueses (menos páginas do Brasil e outras páginas internacionais e mais resultados nacionais).

O fundo negro do motor Eco-find reduz o consumo energético em determinados tipos de monitores. Durante o lançamento do Eco-Find, foi abertamente criticado o facto da poupança energética não ser possível em todos os tipos de monitores, nomeadamente nos LCDs mais recentes. De forma a tornar ainda mais relevante o sentido ecológico do Eco-Find foi decidido proceder a esta plantação de árvores que contribuirá para a redução das emissões de CO2.

Os responsáveis pelo Eco-Find sugerem que os internautas portugueses utilizem o motor de busca como a sua página inicial, contribuindo assim para um planeta mais sustentável. Não custa nada, os resultados das buscas são mais relevantes para os utilizadores portugueses e para além disso pode ligar directamente do Eco-Find para sites muito utilizados como o gmail.com, o hotmail.com ou jornais e espaços sociais como o Hi5.

 
 

Páscoa 08 na Discoteca "A Cave" - Santo António das Areias

Noite de dia 22 - 00h
Tarde do dia 23 - 17h-20 h
DJ'S residentes

 
 

21 de Março - Ölga - Quina das Beatas - CAEPortalegre



21 de Março – Ölga
«Quina das Beatas» - Alternativo / Ambiente / Psicadélico
Espaço Café -Concerto
Inicio 23.00h
Entrada 3 euros


Casos há em que é necessário dar um passo atrás ou parar para assimilar todo o conhecimento ganho e seguir em frente.

Casos há em que o desaparecimento de algo está directamente ligado com o nascimento de outra entidade. Algures em 2001 nasceram os Ölga, fruto do desaparecimento dos Freud’s Quest, mas foi em 2004 que chegaram os primeiros sinais de existência dos lisboetas, através de um EP homónimo que lhes valeu comparações ao pós-rock, imagens essas não totalmente descartadas. Com a saída do violoncelista Rodrigo Filipe (logo após o lançamento do EP “Ölga”), os concertos que se seguiram ao lançamento do primeiro registo mostravam já uns Ölga mais experimentais e mais desprendidos, à procura de um caminho distinto, ideias que "What Is" concretiza de forma sólida, com um olhar no futuro.

Com efeito, “What Is” vê os Ölga a traçarem um caminho mais próprio, cada vez mais distante do pós-rock e mais próximo do Krautrock, do experimentalismo, do psicadelismo.

“What Is” é um disco que vive de pormenores, da percussão, das direcções e da troca de direcções, da descoberta instintiva de espaços e territórios distantes, do uso de samples, da delicadeza e exploração da simplicidade e do abstracto, com as suas paisagens transparentes e percussão galopante, é um dos exemplos mais evidentes de um objectivo proposto e concretizado, o da afirmação de uma personalidade cada vez mais própria e singular.

André Gomes

www.myspace.com/olgamusicmyspace
www.bor-land.com


CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

"Em Marvão, na Páscoa... O Cabrito e o Borrego" - De 15 a 31 de Março

Clique na imagem para ampliar


Ver anexo


 
 

Encontro Templário em Marvão

No dia 15 de Março do corrente ano Marvão recebe a Ordem dos Templários num encontro que deverá reunir cerca de 60 cavaleiros e damas de várias Comendadorias do país nesta Vila Medieval. O evento iniciar-se-á com a celebração de uma missa no Convento de Nossa Senhora da Estrela e prolongar-se-á durante o dia com uma visita guiada ao Burgo Medieval de Marvão e culminando com uma palestra proferida por Jorge de Oliveira (Prof. Doutor da Universidade de Évora) intitulada “Memórias Materiais de Marvão” no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As memórias da passagem dos Templários por Marvão encontram-se perpetuadas na história e evidenciadas no amplo espaço para movimentação de tropas e na porta tripla que protege o sistema de entrada.

Breve resenha histórica da passagem dos Templários por Marvão

“Marvão. Fundada no século IX por um cavaleiro muçulmano Ibn Marwan, fundador também de Badajoz, onde a sua figura também é celebrada, foi posteriormente conquistada para a Cristandade. Marvão recebe os seus privilégios em 1226 (D. Sancho II).

Com D. Afonso III, Marvão é doado à Ordem do Hospital, (actual Ordem de Malta) e mais tarde em 1271 a D. Afonso, infante e irmão de D. Dinis e D. Branca, filhos da jovem D. Brites (filha de Afonso X de Castela - o sábio) e de D. Afonso III. Este casamento ocorrido em plena vida de D. Matilde de Bolonha, nunca foi sancionado pelo Papa, que inclusive, ameaçou D. Afonso III de excomunhão. O presente casamento viria a ser sancionado pelo Papa, após a morte de D. Matilde. Foi este o motivo para a pretensão de D. Afonso ao trono de Portugal. Invocando ser D. Dinis filho "adulterino" de D. Afonso, rebelou-se o Infante D. Afonso contra seu irmão. Apoiado por D. Alonso Nunes de Lara, conjugam em volta de si, a melhor senhoria de Castelo de Vide, Marvão, Portalegre e Arronches.

Congregam nesta guerra contra o rei de Portugal (e seu irmão D. Dinis), o rei de Castela (D. Sancho) apoiados pelas Ordens Militares - Ordem de Alcantara e Ordem do Templo. Cercado em Portalegre (Arronches?), D. Afonso veio a assinar um armistício em Badajoz em 13 de Dezembro de 1287. Entregues à Ordem do Templo, Portalegre e Marvão foram posteriormente trocadas por Sintra e Ourém respectivamente.”

 
 

Conferência Alta Velocidade vs Linha do Leste

Clique na imagem para ampliar

 
 

07 de Março - If Lucy Fell - CAEPortalegre



07 de Março – If Lucy Fell
«Quina das Beatas» - Rock / Afro-Beat / Blues
Espaço Café -Concerto
Inicio 23.00h
Entrada 3 euros

Os If Lucy Fell nasceram no ano de 2004. Devido à falta de profissionalismo do seu professor de Ballet, Hélio M. (bateria), Makoto Y. (voz), Pedro C. (baixo) e Rui C. (guitarra), decidiram abandonar as suas sapatilhas e comprar instrumentos musicais.


Depois do lançamento de uma demo-cd e de digressões por Portugal, 2006 vê o lançamento do seu primeiro álbum de longa duração, “You Make me Nervous”, acontecimento que à primeira vista pareceria benéfico, mas que lhes desgraça as vidas pessoais e os cursos universitários, já que a seguir a solução é encontrar empregos de ocasião para poderem fazer uma digressão europeia (Grã- Bretanha, Espanha, França, Alemanha e Luxemburgo), assim como concertos em Portugal nos Festival Super Bock Super Rock e Sudoeste, e em conjunto com bandas como os The Vicious 5, X-Wife, D3Ô, etc.

2007 foi o ano escolhido para uma pequena pausa, de forma a serem perdoados pelas famílias, e também para gravar o 2º álbum, a ser lançado no início de 2008 e que virão apresentar a Portalegre.

www.myspace.com/iflucyfellrock



CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

"E você, já foi a Marvão?"


Foi publicado no jornal Destak, de Lisboa, no passado dias de 27 de Fevereiro um artigo referente a Marvão onde é colocada a questão: "e você, já foi a Marvão?". Pode agora ver o artigo aqui.