<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-8612165041608677712', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

19 de Janeiro 2008 - David Dondero «Simple Love» - CAEPortalegre





Dia 19 de Janeiro – David Dondero «Simple Love»
Pequeno Auditório - Folk / Indie / Country
Inicio 21.30h
Preço único 10 euros


“Um dos melhores cantores/compositores contemporâneos que já ouvi.”- Bob Boilen, “National Public Radio” (E.U.A.)

“Vejo este álbum como uma continuação. É como uma série de fotos recentes misturadas com algumas antigas encontradas debaixo do assento de um carro.” – David Dondero

“Simple Love”, o segundo álbum do aclamado compositor David Dondero, é uma continuação temática do seu disco de estreia, “South of the South”, unanimemente aclamado pela crítica.

Poucos cantores actuais conseguem descrever como Dondero, por experiência própria, de uma forma artística o optimismo positivo da humanidade, assim como os seus abismos mais profundos. A sua capacidade de descrever e iluminar a condição humana (incluindo a sua própria) é inspiradora.

Tendo passado maior parte da sua vida “on the road”, Dave utiliza o seu impressionante talento vocal para “pintar” narrativas da vida nos Estados Unidos, através de um inteligente jogo de palavras e humor sarcástico (tal como o título do disco, “Amor Simples”, indica) sobre alguns dos temas mais sensíveis da vida contemporânea.

“Simple Love” é uma tocante colecção de canções, tecidas com sentimentalismo, desprezo, humor e luxúria.

“My religion is in nature, art and literacy/my religion is in science, music and poetry/my religion's in the mountains, my church is in the seas/my religion is to love you yet my church is entropy/my religion's in your eyes yet my church ain't organized/my faith is in the sweetness that you might realize but my faith it could be fiction”.

(letra de “Rothko Chapel”, de “Simple Love”)




CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

Mega Tenda 2008

Clique na imagem para ampliar

 
 

Venda de Natal da CERCI Portalegre


A CERCI PORTALEGRE vai novamente promover uma Venda de Natal, no Mercado Municipal e que decorrerá nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de Dezembro.

Por gentil convite da CERCI, a Art ROBINSON, vai novamente participar nesta nobre iniciativa.

Por certo encontrará multiplas e meritórias razões para visitar esta Venda de Natal.

Votos de Boas Festas e de um Excelente Novo Ano 2008.

 
 

Presépio Vivo em Marvão


Passados alguns anos da última edição desta actividade, a Maruam - Associação de Jovens, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão, volta a relançar o Presépio Vivo em Marvão, que durante alguns anos empolgou a agenda cultural do Município e da Região.

Tal como nas demais edições, irá realizar-se na Igreja do Espírito Santo durante os fins-de-semana de 22 e 23 de Dezembro de 2007 e 5 e 6 de Janeiro de 2008 com o horário das 14:00h às 20:00h.

Esta edição terá uma inovação, pelo que no dia 23, decorrerá uma cerimónia de apresentação do Presépio, com a actuação do Rancho Folclórico de Santo António das Areias e da Escola de Música de Marvão.


 
 

O Município de Marvão deseja-lhe um Feliz Natal e um Excelente 2008


 
 

PortagemBlog - Resultado da Sondagem


5 - Relativamente às "Reuniões Participativas" levadas a cabo pelo executivo da Câmara Municipal de Marvão em todo o concelho:

São uma boa iniciativa! ( 44% - 11 votos )
"Reuniões Participativas"? O que é isso? ( 16% - 4 votos )
Péssima ideia! ( 40% - 10 votos )

 
 

Lançamento do nº 14 da Ibn Maruán (Revista Cultural do Concelho de Marvão)


No dia 16 de Dezembro, às 16 horas, no edifício da Câmara Velha de Marvão será lançado o nº 14 da Ibn Maruán – Revista Cultural do Concelho de Marvão. Neste número especial da Ibn Maruán publica-se a Nova Carta Arqueológica do Concelho de Marvão, da autoria de Jorge de Oliveira, Sérgio Pereira e João Parreira. Passados sessenta anos sobre as prospecções arqueológicas efectuadas por Afonso do Paço, a pedido do então Presidente da Câmara, Sr. Manuel Vivas, entendeu esta edilidade actualizar a Carta Arqueológica do Concelho de Marvão. Para esse fim encomendou este município à Área de Arqueologia da Universidade de Évora o levantamento sistemático dos valores arqueológicos existentes neste concelho do qual resultou o estudo que agora se divulga. A investigação que agora se publica reveste-se da maior importância para uma câmara que desde sempre se pautou pelo conhecimento, preservação e valorização do legado patrimonial concelhio. Trata-se, acima de tudo, de um fundamental instrumento para o planeamento e gestão municipais. As gentes deste concelho encontrarão na Nova Carta Arqueológica do Concelho de Marvão informação detalhada sobre o passado da sua terra e sobre os valores patrimoniais que os seus antepassados nos legaram. Para os especialistas, o levantamento que agora se publica, servirá, seguramente, como ponto de partida para novas investigações que conduzirão a um mais aprofundado conhecimento do passado desta região.

Com a Nova Carta Arqueológica mantêm a Câmara Municipal de Marvão a linha editorial Ibn Maruán, iniciada em 1991, que se tem consubstanciado numa revista que já se impôs pela sua qualidade e periodicidade dentro e fora das fronteiras marvanenses constituindo-se hoje como uma fonte de conhecimento e de consulta obrigatória para todos os que sobre esta região queiram saber mais.



 
 

A ART ROBINSON NA "FERIA DE ARTESANIA DE BADAJOZ"


A Art ROBINSON, vai estar novamente presente na Feria de Artesania de Badajoz, que terá lugar nos próximos dias 14 a 16 de Dezembro.

Aguardamos a sua estimada visita.

Votos de Feliz Natal e um Novo ano pleno de Paz.



ROBINSON INDÚSTRIA SA
Largo do Jardim Operário, nº 5
7300 096 Portalegre
Telef. 00351 245 301680
Fax. 00351 245 330412
E-mail:
robinsoncorticeira@gmail.com or info@robinson.pt

 
 

"1os Encontros Ecológicos" – Portalegre 2007

Integrados no seu Plano Anual de Actividades para 2007, o Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, vai organizar durante o mês de Dezembro os seus “1os Encontros Ecológicos”.

Com esta iniciativa pretende-se criar um espaço de reflexão e debate em torno de diversas temáticas ligadas ao Ambiente, procurando levar a todos os interessados, a opinião e o conhecimento dos oradores convidados para as diferentes sessões.

Esta primeira edição dos “Encontros Ecológicos” terá como pano de fundo a Serra de São Mamede, o seu enquadramento em termos físicos, biológicos e geológicos, e o papel que esta Serra, enquanto área protegida integrada na Rede 2000 (Rede Ecológica Europeia), pode desempenhar no desenvolvimento local.

Ao longo de três sessões realizadas ao final da tarde, serão abordadas temáticas de grande interesse, procurando levar ao grande público assuntos plenos de relevância e actualidade.



PROGRAMA
“1os Encontros Ecológicos” – Portalegre 2007

4 de Dezembro: “Parque Natural da Serra de S. Mamede – Turismo Sustentável e Actividades de Animação Ambiental”
João Pargana – Parque Natural Serra S. Mamede - ICNB
Armando Carvalho – Parque Natural Serra S. Mamede - ICNB
Ceia da Silva - Região de Turismo de S. Mamede
Peter Eden – Monte da Moita Rasa - Marvão

6 de Dezembro: “Geologia da Serra de S. Mamede”
Ana Paula d´Ascenção - Geóloga

11 de Dezembro: “Relevância da Biodiversidade”
Jorge Paiva – Botânico – Universidade de Coimbra


Local: Auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre
Hora: Todas as sessões realizam-se às 17.30 h.
Acesso: Entrada Livre
Organização: Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza (Núcleo Regional de Portalegre)
Apoio: Escola Superior de Educação de Portalegre




 
 

II Fórum de Participação Agenda 21 Local de Marvão


No âmbito do projecto Agenda 21 Local realizar-se-á dia 6 de Dezembro, pelas 20:30, no Concelho de Marvão, o Fórum de Participação com os principais actores locais.

A Agenda 21 Local é um instrumento para promover o desenvolvimento sustentável. É basicamente um processo em que a autarquia local trabalha em parceria com todos os sectores da sociedade para elaborarem um plano de acção, e implementá-lo, tendo por objectivo o desenvolvimento sustentável local.


A Agenda21 é um processo inovador porque:
- Reconhece o papel chave das autoridades locais na promoção da sustentabilidade a nível local;
- Apela a participação de todos os sectores da comunidade local;
- Integra a componente ambiental, sócio económico e cultural com o objectivo único de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, baseando-se nos princípios de desenvolvimento sustentado.


O método de trabalho usado pela A21L dá ênfase ao envolvimento de todos os actores locais (tais como os vários sectores da administração pública, empresários, técnicos, associações sócio-culturais e ambientais, escolas, cidadãos líderes de opinião e cidadãos comuns) num processo participativo e de planeamento estratégico, virado para a acção e para a resolução de problemas prioritários.

 
 

08 de Dezembro - Califone + Declan de Barra + Azevedo Silva - CAEPortalegre




08 de Dezembro – Califone + Declan de Barra + Azevedo Silva
Califone - Pequeno Auditório
Inicio 21.30h
Declan de Barra + Azevedo Silva - Café Concerto
Inicio 23.00h

Preço único para os 3 espectáculos - 10 euros



CALIFONE - Roots and Crowns

Os Califone, originários de Chicago, e constituídos por Joe Adamik, Jim Becker, Ben Massarella e Tim Rutili, chegaram em força em 2004 á cena musical americana com "Heron King Blues”, herdeiro das tradições do Delta, mas num estilo reimaginado, improvisacional e electrónico, o que culminou no aclamado álbum “Roots and Crowns”, de 2006, uma excitante homenagem a começos e fins, a computadores e campos de milho, a pés cansados de trabalhar e cabeças latentes…

“Roots and Crowns” é um álbum sofisticado, uma extensão natural do seu antecessor, mas mais ambicioso, confundindo as convencionais ideias entre a música orgânica e electrónica, tanto um produto do desejo incontrolável e instintivo como da inteligência calculada, com alvos emocionais e intelectuais, em acenos ao jazz e ao folk.

As letras de Tim Rutili, vocalista e mentor da banda, são pequenas e imagistícas vinhetas de histórias que se vão desenrolando ao longo do álbum, o que as torna mais poemas que canções (“ao longo da tua pele/ perdi o dom da fala…”, de "Pink and Sour").

Site oficial:
www. pastrysharp.com
My Space: www.myspace.com/califonemusic


DECLAN DE BARRA - Song of A Thousand Birds

Tudo sobre Declan de Barra pode ser considerado uma agradável confusão de tons angélicos ligeiramente distorcidos. Uma voz intensa e apaixonada a tecer escuras e doces teias musicais.
Composições descarnadas, desenhadas com um violoncelo solitário e uma vagabunda linha de guitarra a brilharem nos bastidores para dar lugar a uma voz íntima e esvoaçante.

Esboços musicais que mal tocam a superfície numa pincelada, e que rasgam o éter como uma caneta de pena, com intensidade literária…

Declan descreve de forma simples e intensa o que é para si tocar ao vivo.” Quero estar livre para tocar onde quiser, quando quiser…. Livre para saltar para um avião, comboio, barco, e tocar as minhas canções para pessoas diferentes todas as noites, da forma mais directa e intima. Não me quero esconder atrás de nada ou ninguém, todas as notas e todas as músicas têm de viver ou perecer pelo seu próprio mérito. A honestidade e a simplicidade podem ser como um choque e uma surpresa”.

“Um álbum intenso, apaixonado e marcante.” - Hotpress Magazine, Irlanda
Site oficial:
www.declandebarra.com
My Space: www.myspace.com/declandebarra


AZEVEDO SILVA – Tartaruga

Em 2006, Azevedo Silva (vocalista e guitarrista de Madcab) deu início ao seu projecto a solo. A sua viagem a Copenhaga, em Setembro, onde deu três concertos com Rhona Reid, foi decisiva para o lançamento da sua primeira demo, Clarabóia, que contou com quatro temas inéditos, e uma versão de um tema original de Daniel Johnston, "Devil Town".

Entre Outubro e Dezembro, deu concertos em Lisboa, Porto, Braga e Vila Real, e apresentou o seu projecto em showcases nas livrarias Bulhosa e nas lojas Fnac de Lisboa, Almada e Cascais. Durante esse tempo pôde avaliar o feedback do público ao seu projecto e fez a gravação do seu primeiro álbum, Tartaruga.

Ao ouvirmos o álbum descobrimos que as canções respiram Lisboa, quer na simplicidade intimista com que faz uso das emoções e das palavras, quer na forma como as transporta para uma guitarra triste mas intensa.

Na sua voz reconhece-se a languidez da tartaruga. O vagar e a dormência com que canta e os sentimentos que arrasta na sua voz chegam a perturbar, quase a pedido.

My Space: www.myspace.com/projectoparalelo



CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544