<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d15488631\x26blogName\x3dPortagemBlog+-+A+ponte+entre+o+passad...\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://portagemblog.blogspot.com/\x26vt\x3d5720869566317118064', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

 

XXIV Feira da Castanha - Festa do Castanheiro - Marvão - 10 e 11 de Novembro


Novembro traz consigo os primeiros frios rigorosos e o cheiro dos magustos.

Os castanheiros ancestrais da encosta de Marvão vestem-se de gala com milhares de tons dourados para receber a sua festa-maior: a Festa da Castanha.

As ruas sinuosas e os miradouros históricos enchem-se de milhares de visitantes vindos de todo o país e de além fronteiras para apreciar o mais genuíno artesanato lusitano e saborear o vinho e a castanha assada.

Madeiras, peles, cortiças, cerâmicas, joalharia, tapeçaria, brinquedos, bordados, licores e concurso de doçaria com castanha, numa montra de excepção.

Há também pontos de comes e bebes, o já tradicional pão com chouriço e o porco assado no espeto, muita animação com grupos de bombos e etnográficos, animação circense, bandas e teatro de rua.

Quase a comemorar o quarto de século de existência, não falte a uma das festas que Portugal consagrou.

 
 

03 de Novembro - Anabela Duarte - CAEPortalegre



Dia 03 de Novembro – Anabela Duarte
Pequeno Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 5€


ANABELA DUARTE Machine Liryque

Anabela Duarte (ex-vocalista dos Mler Ife Dada, vanguardista grupo da década de 80), apresenta o seu novo álbum, Machine Lyrique. Um trabalho com uma sonoridade a lembrar os clubes de jazz nova-iorquinos, onde interpreta com humor e expressividade canções de Kurt Weill e Boris Vian, acompanhada por Ian Mikirtoumov ao piano.

Compositora, intérprete, performer e produtora, Anabela Duarte tem sabido retirar óbvias vantagens do facto de possuir no seu currículo estudos de música, piano, canto, drama e dança.
Difícil de catalogar, o seu percurso passa pela exploração dos mais diversos territórios musicais, da pop ao fado em versão eléctrica, do canto lírico à encenação acústica de poesia, em que alia indiscutível talento às suas impressionantes qualidades vocais e performativas. A permanente capacidade de inovação é uma marca presente em todas as suas criações.

Machine Lyrique é um trabalho que espelha, indiscutivelmente, a versatilidade e eclectismo de Anabela Duarte.


FICHA TÉCNICA
Anabela Duarte – voz
Ian Mikirtoumov – piano

Site oficial: www.anabeladuarte.com



CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

PortagemBlog - Resultado da Sondagem


4 - Gostou da segunda edição da "Al Mossassa - Festival Islâmico de Marvão"?

Gostei Muito! ( 67% - 8 votos )
Gostei mas há coisas a melhorar... ( 0% - 0 votos )
Não gostei. Há muito para melhorar ( 17% - 2 votos )
Detestei... ( 17% - 2 votos )

 
 

02 de Novembro - Grande Circo Acrobático de Pequim - CAEPortalegre




Dia 02 de Novembro – Grande Circo Acrobático de Pequim
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 25€

Fundado em Outubro de 1950, o Grande Circo Acrobático de Pequim tem dado, nos seus mais de 50 anos de actividade, uma importante contribuição para a evolução das acrobacias e para a abundância de actividades culturais.

Foi o primeiro grupo a ser fundado na denominada “Nova China” e foi também o primeiro que saiu para o estrangeiro, representando a China. No ultimo meio século visitou mais de 80 países, ajudando ao aprofundar de relações entre o povo chinês e o resto do mundo.

Actualmente, o Grande Circo tem mais de 100 números diferentes, entre representações aéreas, equilibrismo, animais treinados, farsas e imitações, magia, etc.

A partir de 1990, produziu e apresentou espectáculos baseados na essência da acrobacia tradicional, recolhendo ideias da dança, da ópera e do teatro chinês.

A sede do Grande Circo Acrobático é na capital Pequim, realizando espectáculos tanto em tendas como em teatros tradicionais.

Desde a sua fundação, já foi condecorado com 18 medalhas de ouro em diferentes competições internacionais, e é considerado um dos mais importantes circos chineses.



CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE
Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

IPT abre inscrições para Cursos de Especialização Tecnológica

Segundo uma nota informativa da instituição, as áreas dos diversos cursos foram seleccionadas após um estudo ao mercado empresarial da região. Os CET vão funcionar em Tomar, Abrantes, Torres Novas, Ferreira do Zêzere, Nisa, Pedrógão Grande e Sertã. A oferta é variada. Existem cursos de Aplicações Informáticas de Gestão; Automação, Robótica e Controlo Industrial; Condução de Obra; Desenvolvimento de Produtos Multimédia; Fabricação Automática; Instalações Eléctricas e Automação Industrial; Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos; Projecto de Construções Mecânicas; Tecnologia e Programação de Sistemas de Informação; Sistemas de Informação Geográfica; Gestão de Animação Turística, de Marketing Empresarial e de Técnicas e Gestão de Turismo (os três últimos estão em fase de registo na Direcção Geral do Ensino Superior). Os CET conferem aos formandos uma qualificação.

 
 

Conferência "Perspectivas de Desenvolvimento: Marvão"

Clique na imagem para ampliar


A Maruam - Associação de Jovens vai organizar no próximo dia 27 (Sábado) uma conferência intitulada "Perspectivas de Desenvolvimento: Marvão", às 15h na Casa da Cultura de Marvão.

Esta importante iniciativa procurara responder a perguntas do desenvolvimento local, articulado com o emprego e formação; procurando também dar uma ideia dos eixos estruturais de desenvolvimento no Concelho de Marvão.
(Ver Programa)




 
 

A Marca Marvão - Nova Imagem Do Município De Marvão


A Câmara Municipal de Marvão deu início, em parceria com a EVOL – Design Global, à
criação e concepção da marca Marvão.

A criação da marca Marvão tem como objectivo promover o Concelho em todo o seu esplendor. A Vila de Marvão comporta características muito singulares que devem ser conhecidas e reconhecidas. É objectivo da marca Marvão envolver não só a comunidade local, como valorizar o património natural e histórico do qual os marvanenses se orgulham e sempre lutaram por preservar.

“Marvão é uma vila de sonhos, de histórias antigas, sábias gentes e de um património inigualável.”, diz o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Eng.º Victor Frutuoso. “Pelo nosso passado, presente e futuro, afirmamos ser importante uma imagem que defina Marvão e que promova o Município, nacional e internacionalmente”, conclui.

Marvão, uma vila de património autêntico, quase tocada pelos céus, incólume aos momentos históricos que viveu, pretende mostrar-se agora em todas as suas vertentes. Segundo André Rocha, Director Criativo da EVOL – Design Global, “A EVOL encara este projecto como uma excelente oportunidade de consolidação da experiência acumulada em trabalho institucional”. O mesmo refere ainda que “É um privilégio trabalhar com a equipa do Município, tão empenhada em potenciar sustentavelmente um dos mais preservados tesouros de Portugal”.

A marca Marvão encontra-se nesta fase em preparação de conceito e imagem, sendo que se prevê o seu lançamento para o início de 2008.

 
 

Reuniões Participativas em Marvão

Clique na imagem para ampliar


O Município de Marvão inicia pela primeira vez um ciclo de Reuniões Participativas nos Aglomerados Urbanos do Concelho no âmbito da preparação do Orçamento Municipal para 2008.

É uma das primeiras Autarquias do Distrito de Portalegre a levar a cabo uma filosofia de democracia participativa inserida no âmbito do processo de Orçamento Participativo (OP) e em articulação com a Agenda 21 Local. Neste processo os Munícipes vão poder ter a oportunidade de debater as prioridades de investimento e participar na decisão das intervenções prioritárias para a sua zona de residência.

Durante o corrente mês de Outubro e até à primeira quinzena de Novembro realizar-se-ão Reuniões Participativas em Beirã, Portagem, Santo António das Areias, Escusa, Galegos, Barretos, Marvão, São Salvador da Aramenha, Cabeçudos e Porto da Espada de modo a abranger toda a população, para ouvir as opiniões e conhecer as sugestões dos Marvanenses, e desta forma, elaborar um Orçamento Municipal de acordo com as necessidades e a realidade da sua população.

O Presidente da Câmara, acompanhado do respectivo Presidente da Junta de Freguesia, irá visitar a localidade entre as 14:00h e as 16:00h e promover Reuniões de Participação Pública entre as 21:00h e as 22:30h. (Ver Cartaz)


Caro(a) Munícipe participe neste Orçamento! Você também decide!



 
 

20 de Outubro - God is an Astronaut - CAEPortalegre




Dia 20 de Outubro – God is an Astronaut
«Quina das Beatas» - Fly IRLANDA
Café-Concerto
Inicio 23.00h
Preço único 5 euros

Os God Is An Astronaut, banda originária da Irlanda, e inseridos num estilo de guitarras pós-rock e de cariz eminentemente instrumental, foram formados em 2002 pelos irmãos Torsten (guitarra, órgão) e Neils (baixo), tendo logo em 2003 lançado o seu primeiro álbum, "The End of the Beginning".

Em 2004 juntou-se á banda o terceiro membro, Lloyd Hanney, baterista com experiência no jazz, ao que se seguiu o seu 2ª longa duração, "All Is Violent, All Is Bright", que recebeu inúmeras criticas positivas e muito tempo de antena.
A atenção recebida pelo polémico vídeo do single "Fragile", com extensa divulgação na MTV, levou-os a uma maior exposição mediática, o que posteriormente levou á assinatura um contrato de distribuição para o mundo inteiro.

O seu aguardado terceiro álbum, "Far From Refuge", foi lançado em Junho de 2007, inserindo-se este concerto na digressão nacional dos God is an Astronaut (que passará pelas salas alternativas mais conceituadas de Lisboa e Porto).

Em termos de concertos ao vivo e digressões, os God Is An Astronaut já percorreram palcos na Inglaterra, Alemanha, Rússia e Irlanda, tendo já realizado uma extensa digressão pelo nosso país, em companhia dos Linda Martini.

"Apesar de compartilharem o estilo e ondas sonoras com bandas como os Mogwai e os Explosions in the Sky, a potência e a disciplina dos God is an Astronaut ao vivo fazem deles uma banda a seguir com atenção e devoção."
The Irish Times


Site oficial:
www.godisanastronaut.com
My Space:
www.myspace.com/godisanastronaut



CENTRO DE ARTES DO ESPECTÁCULO DE PORTALEGRE

Praça da República, 39
7300-109 Portalegre
Tel.: +351 245 307 498
Fax.:+351 245 307 544

 
 

Foi Assim: "Al Mossassa - 2º Festival Islâmico de Marvão"




















 
 

Festival Sons do Mundo - Blues - CAEPortalegre 11 a 13 de Outubro (Actualizada)


FESTIVAL SONS DO MUNDO – BLUES
Assessor Artístico: Paulo Furtado

Dia 12 de Outubro – Sons do Mundo – Blues - Little Freddie King
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10€
Livre Trânsito 20 €

O verdadeiro nome de Little Freddie king é Fread E. Martin, e nasceu em McComb, Mississipi, no ano de 1940, perto da rua onde morava Bo Diddley.

Os anos 60 foram anos de intensa actividade para Little King, tocando com músicos de Blues como Babe Stoval, Polka Dot Slim, Guitar Grady, Guitar Ray, Snooks Eaglin, Billy Tate, Harmonica Williams, Boogie Bill Webb, Rev Charles Jacobs, Harmonica Slim e Eddie Lang.

Little Freddie King tornou-se num membro habitual e numa das atracções do famoso Festival de Jazz de N. Orleães, e fez digressões pela Europa com Bo Diddley e o mítico John Lee Hooker.
O seu álbum de 1970, "Harmonica Williams and Little Freddie King", é considerado pelos críticos o primeiro registo de blues eléctrico gravado em N. Orleães.

Desde a passagem do milénio, King tem-se mantido muito ocupado, tocando em Montreaux (Suiça), no prestigiado Festival de Jazz, e em festivais de Jazz e blues pelo mundo inteiro, como em Ottawa (Canadá), Nancy e Lille (França), Burnley (Inglaterra), Debrecen (Hungria), assim como em vários festivais nos E. Unidos, em N. Orleães, Portsmouth, Savannah, Nova Iorque, etc.

Site da editora Fat Possum:
http://www.blogger.com/Ribeiro/Centro/CAE%20informação%20fotos/2007/OUTUBRO%20-%20NOVEMBRO%20-%20DEZEMBRO/revisto%20pelo%20gaspar/www.fatpossum.com/media_kits/littlefreddie



Dia 12 de Outubro – Sons do Mundo – Blues – Petit Vodo
Café Concerto
Inicio 24.00h
Preço único 5€
Livre Trânsito 20 €

Petit Vodo é o nome do mentor de um original projecto de blues, iniciado em 1997, que começou a sua carreira de músico como baterista de um grupo de blues na sua cidade natal, Bordéus. Vodo toca simultaneamente bateria, guitarra, harmónica e vozes, além de incorporar pedaços de programas de rádio e samples nas suas actuações ao vivo.

A sua carreira discográfica iniciou-se com o mini-álbum “Monon”, de 1998, seguido em 2000 do álbum “69 Stereovox” e de “A Little Big Pig with a Pink Lonely Heart”, em 2004.

Ao vivo, Petit Vodo pode ser descrito como uma mescla do eclético e anárquico Beck, com o trash-rock estético de Hasil Adkins e a entrega frenética em palco de John Spencer, dos Blues Explosion.

As suas maiores influências são mestres do blues, tais como Slim Harpo, Skip James, Dan Pickett e Lighting Hopkins, e outros artistas contemporâneos de nomeada, como G-Love, Beck e os já defuntos Morphine. Depois de concertos esgotados na sua estreia na Inglaterra, Vodo fez as primeiras partes dos Gallon Drunk e dos Penthouse, além da passagem de músicas suas nos principais programas de rádio britânicos, como o do influente e nunca por demais recordado John Peel e o de Steve Lamacq, ambos na BBC, assim como excelentes críticas aos seus álbuns e concertos ao vivo em revistas de referência como a “Mojo”, “NME”, “Melody Maker”, “Kerrang!” e “Music Week”.

O seu trabalho mais recente é “Paradise”, álbum de 2006, lançado pela editora Lollipop.

http://vodo.free.fr/
www.myspace.com/petitvodo


Dia 13 de Outubro – Sons do Mundo – Blues - David "Honeyboy" Edwards
Grande Auditório
Inicio 21.30h
Preço único 10€
Livre Trânsito 20 €


David "Honeyboy" Edwards, nascido no ano de 1915, em Shaw, Mississipi, é um dos últimos originais "bluesmen" acústicos do Delta. É uma lenda viva, e a sua história é parte da História do blues.

Como dizem os americanos, Honeyboy é “the real deal/o produto original”.

A vida de Edwards está interligada com muitas das legendas do blues, incluindo Robert Johnson, Charlie Patton, Big Joe Williams, Sonny Boy Williamson, Howlin' Wolf, Peetie Wheatstraw, Sunnyland Slim, Lightnin' Hopkins, Big Walter, Little Walter, Magic Sam, Muddy Waters, e... bom, digamos apenas que a lista não termina por aqui…

Em 1942, Alan Lomax (musicólogo autor das gravações mais importantes da história do blues, feitas através da América inteira) gravou Honeyboy em Clarksdale, Mississipi, para preservação na Livraria do Congresso, num total de 15 faixas.

Em 1972, Honeyboy conheceu Michael Frank, encetando uma amizade que os levou quatro anos depois a tocar em dueto como “The Honeyboy Edwards Blues Band”.

Em 1979, com os amigos Sunnyland Slim, Kansas City Red, Floyd Jones e Big Walter Horton gravou o clássico álbum "Old Friends".

Aos 93 anos, Honeyboy Edwards continua a palmilhar os palcos da Estrada do Blues, viajando de “juke joints” para clubes nocturnos e festivais de blues, tocando a verdadeira música do Delta e continuando a espantar os seus fãs de todas as idades.

Site oficial:
http://www.davidhoneyboyedwards.com/


Dia 13 de Outubro – Sons do Mundo – Blues - Reverendo Vince Anderson
Café Concerto
Inicio 24.00h
Preço único 5€
Livre Trânsito 20 €


O Reverendo Vince Anderson nasceu em período de férias em 1970, no Monte Palomar, Califórnia, à época o maior telescópio do mundo.

Depois de terminar o secundário, começou os seus estudos de música clássica, entrando para o Conservatório do Pacífico, onde estudou piano Clássico.

Foi neste local, que segundo ele próprio recebeu a “vocação” para servir Deus.
A sua música é por ele denominada "Dirty Gospel/Gospel Sujo", título que não pretende ofender, mas lembrar as pessoas que a humanidade é uma parte importante do Gospel. Refere-se também aos elementos do Blues puro que o Reverendo “invoca” para a sua música.

Em 2000, o Reverendo criou a sua própria editora, obviamente chamada “Dirty Gospel”, na qual lançou os álbuns “I Need Jesus”, “ The 13th Apostle”, “The Blackout Sessions” e o próximo "100% JESUS".

Anderson tem ultimamente realizado serviços nocturnos religiosos com a sua banda nova-iorquina "The Love Choir/ O Coro do Amor", assim como extensas digressões pelo mundo, espalhando a sua mensagem de música, amor e aceitação de todos.

Site oficial:
http://www.reverendvince.com/
My Space:
www.myspace.com/reverendvinceanderson

 
 

Dia 3 de Novembro em Santo António das Areias:

Clique na imagem para ampliar

 
 

IV Feira do Livro de Marvão - 4 a 14 de Outubro


Em Outubro regressa a Marvão a Feira do Livro, já na sua IV edição. De 4 a 14 de Outubro poderá encontrar na Câmara Velha - Casa da Cultura as mais recentes novidades de leitura e algumas centenas de livros a bons preços.

Do programa constará a já tradicional sessão de "Leituras Partilhadas", em que vários marvanenses são convidados a partilhar um pequeno excerto dos seus textos preferidos. Dia 12 pelas 21 horas, a não perder!

Horário: 9.30/13.00 - 14.00/17.30 (até às 18 h nos fins de semana)

Editoras presentes: Edições Asa, Edições Colibri, Porto Editora, Gradiva, Terra Mar, Publicações, Dom Quixote, Pergaminho, Presença, Oficina do Livro, Publicações Europa América, Caminho, Edições Verbo

Rua 24 de Janeiro 1

7330 Marvão